Cada vez mais, o interesse sobre a China, sua história milenar, sua língua, cultura, sociedade e relações aumenta ao longo dos últimos anos. Para entender e conhecer todos os detalhes de um país tão grande e tão fascinante, seria necessário muito mais que uma vida inteira, mas o importante é começar! Entre autores chineses e estrangeiros, ficção e não-ficção, conheça agora alguns dos melhores livros para dar os primeiros passos na sua jornada de imersão na China.
“Laowai: histórias de uma repórter brasileira na China” de Sônia Bridi e Paulo Zero
Narrado pela jornalista Sônia Bridi, o livro trata das experiências que a mesma viveu ao mudar-se para Pequim em 2005 como correspondente internacional da Rede Globo, com seu marido, o também jornalista Paulo Zero, e seu filho – na época com apenas 3 anos, sem saber sequer o idioma. Repleto de relatos marcantes sobre os locais pelos quais passaram, o livro retrata situações cômicas, dificuldades, burocracias do dia-a-dia e até mesmo preconceito pelo fato de serem estrangeiros. Apesar de ser escrito por jornalistas, é um livro necessário e encantador para qualquer pessoa interessada na cultura chinesa.
“Cisnes selvagens: três filhas da China” de Chang Jung
Obra repleta dos sentimentos e coragem de três gerações de mulheres chinesas. A autora nos traz relatos e memórias vividas por mulheres – avó, mãe e filha (a autora) – e suas experiências durante diferentes períodos da história da China e como elas se entrelaçam. É uma valiosa perspectiva histórica sobre o impacto causado por Mao na cultura chinesa, e principalmente uma oportunidade de ver com novos olhares a experiência feminina no mundo moderno. Trata-se, primeiro, de um registro puro de sensibilidade, coragem e amor.
“China: uma história em objetos” de Jessica Harrison Hall
Nesse livro, produzido pela curadora da seção de arte chinesa do British Museum e lançado no Brasil pela Edições SESC SP, a autora faz uma extraordinária e detalhada linha do tempo da história da China – desde o período neolítico até a atualidade. A partir de mais de 600 ilustrações e fotografias com riqueza de detalhes, são expostos objetos ornamentais, utensílios domésticos, itens do teatro chinês, artes decorativas, vestuário, joalheria e movelaria, com temáticas sobre religiosidade, agricultura, arquitetura, engenharia, relações comerciais, assim como sua vasta produção artística e intelectual. Alguns dos objetos expostos datam de cerca de 7 mil anos de história!
“O sonho da câmara vermelha” de Cao Xueqin
Escrito por volta de 1750, um dos grandes clássicos da literatura chinesa, extremamente conhecido no país, O sonho da câmara vermelha ainda é pouco difundido no ocidente. A obra é uma saga do século XVIII, contando a história da decadência de uma família nobre e rica. A história narrada pode ser comparada à própria família do autor: seu avô e família perderam propriedades e prestígio por conta de perseguições a pessoas próximas do imperador Kangxi, após sua morte. É tida como uma obra de referência por trazer inteligentes descrições sobre a cultura vivida na época pela aristocracia chinesa, conflitos sociais e entre famílias que ocorriam nos grandes centros.
“O problema dos três corpos” de Liu Cixin
A produção literária sobre a China não se restringe apenas à não-ficção e aos grandes clássicos. Vencedor do Prêmio Hugo, o primeiro livro da trilogia nos transporta para a China dos anos 60, com o caos da Revolução Cultural. O enredo é centrado nos desdobramentos de experiências ultrassecretas de astrofísicos, militares e engenheiros com objetivo de contato com extraterrestres e sua relação com um iminente plano de invasão alienígena 50 anos depois. Conspiração, personagens fortes e conceitos científicos complexos harmoniosamente entrelaçados, que trazem à luz o talento do autor nessa obra viciante e nos faz demandar maior reconhecimento de seu nome no gênero de ficção científica.
Fontes:
https://pt.wikipedia.org/wiki/O_Sonho_da_C%C3%A2mara_Vermelha
https://www.sescsp.org.br/online/edicoes-sesc/727_RELIQUIAS+DO+ORIENTE#/tagcloud=lista
https://en.wikipedia.org/wiki/Wild_Swans
https://matrixeditora.com.br/produtos/laowai/
https://www.companhiadasletras.com.br/detalhe.php?codigo=28000378
0 respostas em "5 livros para conhecer melhor sobre a China"