No Brasil fazemos entendemos a água como aspecto vital das nossas vidas, mas normalmente, não paramos muito para pensar na sua importância para outras pessoas. Na China, essa importância é imensurável. Dos litros e litros de água quente bebida diariamente por bilhões de pessoas, passando pela grandiosidade dos rios que cortam e sustentam o país, a água finalmente desemboca em plena modernidade e leva a China à conquistar espaços e mercados econômicos nunca vistos.
Um exemplo dessa força econômica se chama Nongfu Spring 农夫山泉 (Nóngfū Shānquán). Originária de Hangzhou, na província de Zhejian, a empresa foi fundada por Zhong Shanhan em 1996 e hoje é a maior empresa chinesa de água engarrafada e uma das três maiores produtoras de chás e sucos engarrafados de todo o país. Desde 2012 a empresa colhe os louros de ser a empresa de água mais popular do país e mesmo após supostos escândalos envolvendo seus parâmetros qualidade, só provou que sua popularidade cresce e se diversifica com o passar dos anos.
Um artíficio interessante usado pela empresa para garantir sua sobrevivência é seu posicionamento de marketing. A empresa diversifica seus posicionamentos de marca, como uma forma de aproximar seus produtos da população. Em 2016, a Nongfu Spring’s confirmou sua presença na Reunião de Cúpula do G20, que aconteceu em Hangzhou. O evento agregou figuras políticas importantes como o próprio Presidente Xi Jinping, Barack Obama, Angela Merkel, Vladimir Putin, entre outros. A segurança passada aos consumidores, peloo consumo do produto por pessoas importantes, foi um marco na sensação de segurança de consumo proposta pela empresa.
Ações inovadoras e garantia de encontrar seus produtos em todo território nacional, abriram os caminhos para possíveis estratégias de marketings mais ousadas e populares. A marca agora poderia ser também encontrada em programas televisão, como a primeira temporada do reality show de auditório Rap of China em 2017, e em patrocínio de atletas em competições nacionais e internacionais.
Contudo, todos esses posicionamento de marketing propostos seriam ineficazes caso a Nongfu Spring não inovasse em seus produtos. Produtos que se adaptam ao mercado atual e à suas novas necessidades, são essenciais para que a marca se mantenha relevante. O lançamento de iogurtes de origem vegetal em 2020, por exemplo, foi uma confirmação que a marca está disposta a ir atrás de novos segmentos e não tem medo de diversificar.
Essa forma como a Nongfu Spring colabora com outras empresas, com figuras publicas de relevância e seu patrocinio a eventos culturais, fortalece a imagem de uma empresa que tem a cara da China moderna e traz um novo tipo de orgulho aos seus consumidores. Em setembro de 2020, a empresa se lançou no mercado de ações de Hong Kong, quebrando recordes logo no seu dia de estréia. A resposta fervorosa do mercado, transformando seu fundador em um dos homens mais ricos do planeta em questões de minutos, explicitou a confiança depositada por investidores ao redor do mundo no mercado de consumo chinês e seus produtos, reafirmando inclusive como foi bem sucedida a recuperação do mercado após os eventos do início de 2020.
A busca por identificação com diferentes faixas etárias, a garantia de acesso ao produto em toda a área nacional e a produtos de qualidade assegurada, são apenas alguns dos elementos que transformaram a Nongfu Spring’s em uma das empresas mais importantes da China e uma representação quase que poética do quão poderosa a água pode ser.
Autora:
Allana Gama / 艾兰娜
Designer.
Referências:
https://en.wikipedia.org/wiki/Nongfu_Spring
https://www.chinaskinny.com/blog/nongfu-spring-china-case-study/
https://www.globaltimes.cn/page/202104/1220476.shtml
https://www.globaltimes.cn/page/202009/1200224.shtml
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