A agência de notícias Xinhua foi criada em 7 de novembro de 1931 como Hóngsè Zhōnghuá Tōngxùnshè e adotou sua atual nomenclatura em 1937. Após a fundação da República Popular da China em 1949, a Xinhua tornou-se uma agência de notícias estatal.
Foi neste período também que a agência iniciou as atividades de correspondência em países estrangeiros. Em 1961, estabeleceu sua primeira filial no Brasil, situada no Rio de Janeiro. Com o desenvolvimento das relações e a cooperação entre China e Brasil, a agência também estabeleceu filiais em Brasília, em São Paulo e, neste ano de 2021, em Pernambuco.
Atualmente, a Xinhua possui mais de 180 escritórios distribuídos em países estrangeiros, o que a torna a maior agência de notícias do mundo em termos de correspondentes, com alcance em 200 países e regiões. Sua sede situa-se em Pequim. A agência possui em seu escopo dezenas de jornais e revistas, com publicação em diversos idiomas além do mandarim, incluindo inglês, francês, alemão, espanhol, português, russo, árabe, japonês e coreano. Suas filiais visam permitir que o público chinês e internacional possa acessar notícias internacionais, como também aumentem o conhecimento e compreensão sobre a China pelo público estrangeiro.
O atual presidente da Xinhua, Cai Mingzhao (蔡名照, Cài Míngzhào) informou que a agência pretende construir uma redação que aprofundará o uso das tecnologias da informação e da inteligência artificial. As reverberações do investimento da China em inteligência artificial (IA) na mídia podem refletir no jornalismo em todo o mundo. A agência anunciou ser a primeira do mundo a produzir um âncora de TV feito por meio de IA, através de parceria com a gigante de tecnologia Sogou que é responsável pelo desenvolvimento de um mecanismo de busca. O apresentador virtual está apto a ler as notícias do jornal automaticamente. O projeto, segundo a agência, serve para casos de notícias urgentes ou até mesmo para diminuir os custos da empresa.
Segue vídeo com âncoras modelados a partir de IA:
https://www.youtube.com/watch?v=HcIxyj7oe0Q
AUTORA:
Lise Mendes
Referências:
- http://www.xinhuanet.com/english/2018-01/09/c_129786724.htm
- https://en.wikipedia.org/wiki/Xinhua_News_Agency
- http://www.impresso.diariodepernambuco.com.br/noticia/cadernos/brasil/2021/03/pernambuco-mais-proximo-da-china.html
- https://www.inteligenciaartificial.me/china-cria-apresentador-de-jornal-com-inteligencia-artificial/
0 respostas em "Agência de notícias Xinhua"