Cidade localizada ao sul da China, pertencendo à província de Fujian(福建).
- Dividida em seis distritos, sendo eles: Huli, Siming, Jimei, tong’an, Haicang e Xiang’an. Juntos compõem uma área equivalente a 1.700,61 quilômetros e tem uma população de 5.28milhões de pessoas. A área urbana da cidade se expandiu, assim acrescentando os distritos de Zhangzhou, sendo estes: Xiangcheng, Longwen, Longhai e Changtai.
- Conhecida por seu clima suave, influência da cultura Mainnan e pela ilha Gulangyu.
No início da década de 80, a cidade foi transformada em uma zona econômica especial, como parte do projeto de atrair investidores estrangeiros no processo de abertura econômica da China, sob a tutela de Deng Xiaoping.
Por muitos anos de sua história, especialmente durante o século XIX, a cidade foi um centro de comércio internacional para a China, caracterizada pelas exportações de café, porcelanato e papel; tão qual pelas importações de açúcar, arroz, algodão e ópio além de produtos manufaturados.
Entretanto, a partir do século XX a situação mudou, pois a cidade passou por um colapso econômico devido ao sucesso comercial que a Inglaterra começou a ter, por conta de na época a Índia, uma colônia inglesa, fez dos ingleses uma potência econômica.
Depois do estabelecimento da República da China, a área por volta de Xiamen foi renomeada para distrito Siming(思明区), durante o período a cidade teve seu comércio majoritariamente conduzido por Taiwan que por sua vez estava sob domínio Japonês, isso durante a primeira guerra Sino-japonesa. Os japoneses consequentemente reivindicavam o distrito de Fujian, ao qual Xiamen faz parte, como seu território durante a invasão e ocupação de grande parte da China, especialmente sua costa. O Japão controlou a ilha durante maio de 1938 a setembro de 1945, durante a Segunda Guerra Mundial. Durante a ocupação, a ilha de Xiamen fornecia remessas de arroz para Macau, na época colônia portuguesa.
Já nos últimos instantes da Guerra Civil Chinesa, Xiamen foi conquistada pelos comunistas, justamente em Gulangyu em outubro de 1949. Mas Kinmen, ilha localizada a menos de 6 quilômetros de Xiamen, ficou nas mãos da República da China(Taiwan). No mesmo ano Xiamen se tornou uma cidade administrada por sua própria província.
Pulando para 1980, como já dito anteriormente, Deng Xiaoping a partir de seu plano econômico de abertura com objetivo de transformar a China de novo em uma Superpotência, criou as zonas econômicas especiais. Assim, junto a Shantou, Shenzen e Zhuhai na província de Guangdong(广东), a ilha província Hainan(海南), Xiamen foi designada como uma das ZEEs. Alguns anos depois as ZEEs foram expandidas para outras cidades e províncias costeiras. Essas zonas foram criadas com regulações que tem como objetivo atrair investidores estrangeiros.
Em 1981, a construção da Zona de Processamento de Exportação Huli começou a ser construída em 15 de outubro, em Xiamen, já como ZEEs. Em 1984, Xiamen foi expandida enquanto ZEEs para todo o território da ilha. Em 2010, a ZEEs foi expandida para toda a cidade e quatro distritos fora da ilha foram incluídos, sendo eles; Jimei, Haicang, Tong’an e Xiang’an foram incluídos.
Voltando no tempo, em 18 de abril de 1988, Xiamen foi proclamada Sub-província.
Em 2006, foi colocada como segunda cidade mais sustentável para viver na China, além de cidade com o maior lazer romântico do país em 2010.
População | Cerca de 5.28M |
Línguas | Mandarim e Amoy dialeto |
Economia, indústria e infraestrutura.
Com Siming e Huli formando sua ZEE.
Xiamen foca no desenvolvimento de cinco indústrias, sendo estas, tecnologia da informação, equipes de manufaturados, turismo e cultura, logística moderna e serviços financeiros.
A região tem crescimento médio de PIB de 15% ao ano desde a abertura econômica.
Até o final de 2018, Xiamen tinha um total de 14,818 projetos de investimento estrangeiro, sendo desse total 62 empresas da Fortune 500, listas com as 500 maiores empresas americanas calculadas por receita a partir do respectivo ano fiscal.
A cidade tem relações econômicas com 162 países.
Xiamen é a casa do “China international Fair for Investment and Trade” que acontece todo ano no início de setembro, evento que tem como objetivo atrair investidores mundo afora para investir na China Continental.
Xiamen também é host do “Straits Forum” anualmente. O maior evento não-político que promove interação econômica e trocas comerciais e culturais entre a China Continental e Taiwan.
Pontos turísticos.
Ilha de Gulangyu: Cerca de 2000km de superfície e localizada a 500 da costa da cidade. Tem uma população de 20.000 habitantes. A ilha é procurada por sua arquitetura variada e diferenciada.
Templo Nan Pu Tuo(南普陀寺): Construído durante a dinastia Tang, contém 28 estátuas de Buda de jade procedente de Birmânia, bem como escritos budistas. Ocupa uma área de 30.000 metros quadrados.
Autor:
Cauã.
Fontes:
https://en.m.wikipedia.org/wiki/South_Putuo_Temple
https://en.m.wikipedia.org/wiki/Xiamen
https://en.m.wikipedia.org/wiki/Straits_Forum
https://en.m.wikipedia.org/wiki/Hokkien
https://en.m.wikipedia.org/wiki/Siming_District
https://books.google.com.br/books?id=K8QIAwAAQBAJ&pg=PP2&redir_esc=y#v=onepage&q&f=false
https://www.citypopulation.de/en/china/jiangsu/admin/
http://www.amoymagic.com/bhistory.htm
https://web.archive.org/web/20120306194419/http://en.xmnn.cn/travel/201111/t20111104_2057724.htm
http://m.taihainet.com/news/xmnews/szjj/2019-02-01/2230757.html
0 respostas em "厦门市 - Cidade de Xiamen"