Por folclore entende-se que são manifestações de cultura popular que caracterizam a identidade social de um povo. O folclore pode ser manifestado tanto de forma coletiva quanto individual e reproduz os costumes e tradições de um povo transmitido de geração para geração. As manifestações do folclore dão-se por meio de mitos, lendas, canções, danças, artesanatos, festas populares, brincadeiras, jogos etc.
Folclore Chinês
O folclore chinês possui canções, poesia, danças, fantoches e contos. Muitas vezes conta histórias da natureza humana, eventos históricos ou lendários, amor e o sobrenatural. As histórias costumam explicar fenômenos naturais e marcos distintos. Junto com a mitologia chinesa, constitui um elemento importante na religião popular chinesa. Sendo assim, as principais influências nos contos populares chineses são o taoísmo, o confucionismo e o budismo.
Além disso, as lendas possuem representações de animais e/ou de objetos e usam mensagens simbólicas através desses personagens com intuito de transmitir uma mensagem que instiga o leitor com algum tipo de visão virtuosa.
Algumas das figuras do folclore chinês:
Chan Chu significa “sapo” ou “rã“, especialmente o “Sapo da Sorte nas Finanças” ou ‘Sapo de Três Pernas da Sorte’, um símbolo popular de prosperidade da China.
É normalmente retratado como um sapo-boi, com olhos vermelhos e narinas flamejantes, levando uma moeda na boca e sentado em uma pilha de moedas chinesas, barras de ouro ou em um bagua. Saindo dos cantos de sua boca, passando por seus ombros há também um cordão com moedas.
A lenda chinesa Fio vermelho do destino conta como, no momento do nascimento, os deuses amarram um laço vermelho invisível nos tornozelos do homem e da mulher que estão predestinados a serem “alma gêmea”. É assim como, independente do que acontecer, as duas pessoas estarão sempre ligadas e acabarão por se encontrar. O fio vermelho do destino é chamado Akai Ito.
Conta a lenda que, ao princípio, apenas existia o caos, estando céu e terra unidos e o universo estava concentrado em um ovo negro. Dentro dele dormia um único ser, Pangu ou P’an-Ku. Quando este acordou, se encontrou preso no ovo, com o que tentou quebrá-lo. Isso fez com que parte do ovo, a mais leve e clara, saísse em disparada para o céu, enquanto a parte inferior, a mais escura, formaria a Terra.
O gigantesco ser teria a cabeça no céu e os pés na Terra e, com o passar dos milênios, ambos foram se tornando maiores.
O Rei Macaco Sun Wukong nasceu de uma pedra mágica, procedente do caos, nas montanhas Huāguǒ-shān. Depois de se unir ao clã dos macacos, Sun Wokong demonstrou seu valor, lançando-se por uma cascata e encontrando, através dela, um novo lar para os macacos, os quais o nomearam Rei. Entretanto, o Rei Macaco se tornou consciente, depois da morte de um da espécie, que sua hora chegaria em algum dia. Por isso, decidiu ir em busca da imortalidade, fantasiando-se com roupas humanas.
Folclore brasileiro
O Brasil, naturalmente, possui o seu conjunto de elementos que formam o folclore brasileiro. É um consenso entre os estudiosos do assunto que danças, festas, lendas, jogos e personagens que compõem o folclore do Brasil são de origem europeia, português, sobretudo, e também indígena e africana. Sendo assim, houve uma fusão de elementos de diferentes culturas. Alguns personagens do folclore brasileiro são o Saci-Pererê, a Iara, o Boto, o Curupira, entre outros.
Algumas das figuras do folclore brasileiro:
Acredita-se que o Saci-Pererê tem origem nas tribos indígenas da Região das Missões, no Sul do País. Verdade ou não, o fato é que o menino negro de uma perna só e gorro vermelho é uma das figuras mais conhecidas do folclore brasileiro. Saci está sempre com seu cachimbo, pulando para lá e pra cá. É um menino agitado que aparece com um redemoinho e que gosta de pregar peças nas pessoas. Ele adora, entre outras travessuras, esconder objetos (que dificilmente são encontrados novamente) ou confundir as pessoas e fazer com que se percam.
A Iara lembra muito as sereias que aparecem nas lendas de outros países. Da cintura para baixo, é peixe. Da cintura para cima, é uma mulher lindíssima, de longos cabelos, que canta e se penteia à luz da lua nos bancos dos rios. Dizem que ela atrai os homens para os rios e os afogam.
A lenda do Boto tem origem na região Amazônica, onde é comum encontrar botos (mamíferos aquáticos parentes dos golfinhos) nos rios e igarapés. Dizem que nas noites de festa junina, na Amazônia, o boto sai do rio e transforma-se em um homem belo e atraente. Ele seduz as mulheres, as leva para o fundo do rio e as engravida.
Defensor da natureza, o Curupira vive nas matas brasileiras, tem os cabelos vermelhos e os pés virados para trás. O seu nome tem origem tupi-guarani e sua função é espantar todos que querem destruir as matas. Para cumprir sua missão, emite sons e assovios que dão medo. É muito difícil encontrá-lo, pois, quando anda, suas pegadas vão marcando o caminho contrário ao que ele está fazendo.
Autora:
Dicas de vídeo no youtube:
- Lenda do fio vermelho do destino
https://www.youtube.com/watch?v=G9WVIHceP5w
- Lendas brasileiras – histórias curtinhas
https://www.youtube.com/watch?v=KWgCHEMg9uQ
Referências:
https://brasilescola.uol.com.br/folclore
https://stringfixer.com/pt/Chinese_folklore
https://www.educlub.com.br/lenda-chinesa-fio-vermelho-do-destino-akai-ito/
https://www.educlub.com.br/lenda-chinesa-sobre-criacao-do-mundo/
https://www.educlub.com.br/lenda-chinesa-do-rei-macaco/
https://plenarinho.leg.br/index.php/2018/08/personagens-folclore-brasileiro/
0 respostas em "Folclore chinês X Folclore brasileiro"