DELEGAÇÃO CHINESA VISITA O RIO PARA CONHECER PROGRAMAS SOCIAIS
O secretário de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos, Antônio Claret, recebeu, nesta quinta-feira, 13 de setembro, uma delegação da Secretaria de Fazenda da Província de Jiangsu, na China. Na pauta do encontro os programas sociais desenvolvidos pelo Estado e pela União para a superação da pobreza extrema.
“Nós temos recebido várias delegações internacionais interessadas em conhecer a experiência no Rio na implementação de políticas de desenvolvimento social e de garantia de direitos. Mas é a primeira vez que recebemos uma delegação da área econômica e eu considero a visita muito oportuna. Nos últimos 10 anos, o modelo de desenvolvimento brasileiro tem justamente se pautado pela compreensão de que as agendas do crescimento econômico e dodesenvolvimento social se realimentam mutuamente. E o momento vivido pelo Estado do Rio de Janeiro demonstra a convergência do dinamismo econômico, do fortalecimento da gestão pública, da pacificação e ampliação da presença do poder público em territórios dominados por décadas pelo crime organizado, de investimentos em políticas para a redução das desigualdades e garantia de um padrão adequado de vida para todos.,” disse o secretário Antônio Claret.
Durante o encontro, a comitiva pode conhecer o funcionamento do Plano Rio Sem Miséria e de seus quatro componentes: o Renda Melhor, o Renda Melhor Jovem, a Gestão de Oportunidades Econômicas Sociais (GOES) e o Acompanhamento Familiar.
O secretário de Fazenda da Província de Jiangsu, Liu Handong, contou que a localidade também tem um programa de superação das desigualdades, que trabalho com a linha de pobreza de US$ 2 por pessoa/dia. O plano beneficia 3% dos 74,5 milhões de habitantes da província.
“Depois de ouvir a apresentação de vocês eu acho que há alguns planos que são realmente muito bons e nós gostaríamos de manter contato para aprender mais e trocar mais informações sobre os programas Renda Melhor e Renda Melhor Jovem. O nossa meta é acabar com a pobreza extrema e a desigualdade em nossa província em 3 anos. Achamos que temos muito a aprender com o Rio de Janeiro e o Brasil para melhorar o nosso plano. Nós gostamos muito da metodologia usada por vocês para definir a situação de pobreza e queremos apreender mais sobre isso”, falou o senhor Liu Handong.
Jiangsu está localizada na costa leste da China, com área de 102 mil quilômetros quadrados. É a província chinesa com maior densidade demográfica do país. Desde o início das reformas econômicas de 1900, se tornou um centro de desenvolvimento econômico e apresenta, atualmente, o maior PIB per capita de todas as províncias chinesas.
Também integravam a delegação o chefe da Divisão Administrativa, Zhao Guang, o chefe da Divisão Orçamental, Li Jianping, diretor de Fazenda Regional, Wang Rongzheng, e o diretor de Fazenda, Cai Dexi. A reunião contou ainda com a participação do assessor chefe de Cooperação Internacional da Casa Civil do Estado do Rio de Janeiro, Marco Aurélio Casemiro, o chefe de Gabinete da SEASDH, Gustavo Martins, e assessora de Relações Internacionais da SEASDH, Ellen Benedeti.
14/09/2012 por Danielle Rabello
0 respostas em "Tradução realizada pela OiChina: Reunião do SEASDH com delegação chinesa"