Acreditamos que o mínimo que o viajante possa fazer para tentar encontrar um facilitador social, ou seja, maneiras para se comunicar melhor com os chineses, seria conhecer pelo menos o mínimo da cultura para qual você irá adentrar durante um período determinado ou indeterminado de tempo. Por mais que tenha similaridade entre a cultura chinesa e brasileira, há também muitas diferenças culturais.
Mas, se for para dar algumas dicas rápidas para se dar bem com os chineses, a primeira, com certeza, é NÃO se assustem quando os chineses pedirem para tirar foto com você, pois eles irão fazer isso na melhor das intenções. O estrangeiro é algo diferente aos olhos deles, por isso essa foto de recordação.
Outra dica é pelo menos saber se apresentar em mandarim, pois os chineses se sentem bem felizes quando um estrangeiro fala na língua deles, pois eles sentem confiança nas palavras da pessoa e isso é algo importante para os chineses. É importante também se apresentar como brasileiro, pois muitos chineses tem a imagem dos brasileiros com base no Neymar ou outros jogadores de futebol famosos.
Uma terceira dica é ser objetivo em suas ações, dado que é um hábito cultural muito grande a não formação de filas no país. Este fato cultural da não formação de filas vem desde a época da revolução cultura, ao qual, devido aos acontecimentos históricos, as pessoas da época não foram educadas a se manterem em filas organizadas. Isso é facilmente mais perceptivo entre idosos ou pessoas do interior.
Por último, nós sabemos que os brasileiros tem o hábito de descordarem na hora de decidirem quem vai pagar a conta, mas visto que na situação você é o estrangeiro, os chineses podem ficar ofendidos se eles te convidarem para um jantar e você tentar pagar a conta no final do mesmo. Por esse motivo apenas agradeça gentilmente ao seu anfitrião.
Bom, Pessoal, essa foi a dica dessa semana, e a equipe do OiChina espera que realmente vocês tenham gostado e continuem acompanhando as novidades do nosso site.
0 respostas em "Facilitadores sociais"