• Nenhum produto no carrinho.

Uma celebração à lua!

.        O Festival da Lua, também conhecido como Festival do Meio do Outono (pinyin: Zhōngqiūjié, hanzi: 中秋节), é celebrado na China no 15° dia do 8° mês do calendário lunar chinês, e em 2021 será comemorado dia 21 de setembro.

       A cultura chinesa é marcada por festivais com os mais diversos significados, festas tradicionais, onde celebram o amor, a família e as tradições culturais, com muita música, cores e união. E com o Festival da Lua, não podia ser diferente.

.                    

.        Quando pesquisamos sobre sua origem vemos a perfeita união entre realidade e lenda. Tendo raízes históricas na tradição agrícola da China, os chineses observavam a relação entre a lua e as mudanças de estações, e como essa relação influenciava diretamente na produção agrícola. A partir disso, os agricultores passaram a orar e agradecer a lua cheia de outono pela colheita, pedindo fartura e felicidade.

       E desse costume começaram a surgir lendas sobre o festival. uma das mais famosas conta a história do arqueiro Hou Yi e sua esposa Chang’e. “De acordo com a lenda, existiam 10 sóis no céu que queimavam as plantas e faziam as pessoas morrerem de fome. Hou Yi usou seu arco e flechas para atirar em 9 deles, salvando a Terra. O arqueiro ganhou como recompensa um elixir que o tornaria imortal, mas guardou o vidro para passar o resto da vida ao lado de sua esposa. Um dos estudantes de Hou Yi se aproveitou da ausência do mestre e entrou em sua residência para roubar o elixir. Para evitar que o ladrão levasse o presente de seu marido, Chang’e tomou a poção que a fez voar até a lua. Para honrar a esposa, Hou Yi começou a rezar para a lua.”

       A lenda diz que após ouvir essa história, as pessoas começaram a colocar mesas de oferendas nos seus quintais de suas casas com as comidas favoritas de Chang’e, e embaixo da lua reverenciaram Chang’e. Oravam para que Hou Yi e Chang’e pudessem se reencontrar e também pediam pela paz e alegria da própria família. O costume de orar para a lua junto com a família passou de geração em geração e dura até os dias de hoje.

       Não podemos falar sobre um grande festival na China sem citar as comidas típicas da data. As famílias tomam chá de flor e comem bolo lunar (pinyin: yuèbǐng, hanzi: 月饼).

       O bolo lunar representa a união familiar. Por isso esse festival também é considerado um dia de reunião, onde chineses voltam para sua terra natal para se reunirem com a família. Caso a pessoa não consiga voltar nesse dia, ela olha para a lua, come um bolinho da lua e entrega a sua saudade para a lua, e se um familiar está longe, no mesmo instante ele sente sua saudade.

       Seja pela lenda, pela tradição ou pelo valor familiar, o festival da Lua é considerado um dos maiores festivais da China, e carrega uma quantidade impressionante de riqueza cultural e valores que são passados ao longo das gerações.

       Por isso, no dia 21 de setembro, que tal parar um momento e apreciar a beleza da lua? Tenho certeza que ela estará muito mais especial.

 

Aluno: Gabriela Botelho

Ocupação: Jornalista

 

Fonte:

https://ibrachina.com.br/cultura/festival-do-meio-outono-uma-celebracao-a-lua/

 

17 de setembro de 2021

1 respostas em "Uma celebração à lua!"

Deixe sua mensagem

Estatísticas

Todos os direitos reservados - www.oichinaonline.com.br © - Desenvolvimento: Tuiuiú Comunicação