O programa federal de mobilidade estudantil Ciências sem Fronteiras (CsF) disponibilizará 5 mil bolsas para o envio de alunos de graduação das universidades para a realização de intercâmbio em instituições de Ensino Superior chinesas. O anúncio foi feito pelo Ministro da Educação, Aloizio Mercadante, durante o encontro Diálogo Brasil-China sobre Educação, realizado na quarta-feira (21).
Segundo informações da assessoria da Unesp, essa ação busca promover o intercâmbio cultural, a difusão da língua portuguesa entre os chineses, maior número de brasileiros falantes de mandarim, e a geração de pesquisas multi-institucionais em áreas de interesse dos governos, como biocombustíveis, mudanças climáticas, aeroespaciais, entre outros. “Nossa intenção é fazer com que as relações no Ensino entre os países seja tão grande e importante quanto o é em comércio e economia”, ressaltou o ministro.
Segundo Mercadante, um primeiro edital, a ser lançado até o inicio de dezembro, disponibilizará mil vagas para estudantes em sessenta universidades chinesas. Organizado pela Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior), órgão ligado ao MEC (Ministério da Educação) e pelo CSC (China Scholarship Council), com apoio da Unesp, o Diálogo Brasil-China objetivou a troca de experiências e o conhecimento sobre educação e ciência, entre 200 representantes de universidades chinesas e reitores das instituições brasileiras.
0 respostas em "Ciências sem Fronteiras disponibiliza 5 mil bolsas para intercâmbio com a China"