Há um ditado chinês que diz: Lembre-se de cavar o poço antes de sentir sede. Considera-se que, para qualquer negociação, é de suma importância que as partes envolvidas tenham um profundo conhecimento de todos os aspectos envolvidos no fechamento de um contrato. É fundamental para os negócios “que todos falem a mesma língua”, ou seja, estejam alinhados para que os negócios resultem em ganhos mútuos. Considerando o Brasil como um parceiro comercial, em que, mantém relações bilaterais com vários países do mundo, sendo um dos principais a China. A comunicação desempenha um papel decisivo quando pensamos em negócios. A importância de aprender a se comunicar com diferentes culturas no mundo globalizado é fundamental para a construção de um relacionamento duradouro e consistente.
A etiqueta de negócios da China, assim como: costumes e diversos aspectos econômicos, geográficos, ambientais e culturais, possuem pontos que divergem da cultura ocidental. O desenvolvimento da compreensão de aspectos cruciais como a cultura empresarial chinesa e a etiqueta social vão ser úteis e poderão minimizar os erros na comunicação e possíveis mal-entendidos devido ao não conhecimento prévio da China. A comunicação vai muito além do idioma, definitivamente. Há oportunidades em se falar o mandarim mas, o negociador chinês, observará pontos bastante sinuosos em termos de comportamento, vestimenta, pontualidade e planejamento antecipado. De maneira geral, existem algumas maneiras de se portar quando ocorre as negociações com empresas chinesas. Podemos ver exemplos no parágrafo seguinte.
Segundo Lucas Vogt Schommer (2021), baseado no livro “o fator China e os novos negócios” elenca-se algumas categorias que são fundamentais para seguir e praticar quando o objetivo principal é o acordo com empresas da China. A primeira categoria a ser considerada é a aparência. Homens e mulheres devem se vestir de maneira mais conservadora/ formais possível evitando cores fortes e sem mostrar partes do corpo.
A segunda categoria está voltada ao comportamento antes, durante e após o término da reunião. Procure sempre chegar pontualmente ao compromisso marcado com antecedência pelas partes. O contato físico deve ser evitado a todo custo, e o movimento das mãos deve ser discreto para não causar nenhuma dupla interpretação. A discussão de negócios durante as refeições não é recomendada, pois, os chineses consideram o local inapropriado. É esperado que as comidas oferecidas sejam degustadas. Gestos que envolvam a boca precisam ser evitados, pois é considerado inapropriado. Necessário aprender a utilizar os palitos para manter as refeições, uma vez que, a tradição continua sendo seguida mesmo após passarem alguns milênios. A terceira categoria é relacionada aos presentes, o presente mais comum na China é relacionado ao oferecimento de banquetes. Algumas empresas consideram o recebimento de presentes como uma forma de suborno, uma recomendação dada é que o mesmo seja dado após o fechamento do contrato e oferecido com as duas mãos. A hierarquia deve ser muito valorizada, dessa forma o oferecimento de presentes deve ser feito conforme o grau de hierarquia e idade da pessoa na empresa. Quanto maior o cargo, maior será o valor do presente. Atente-se às cores, pois muitas delas possuem significados na China, como por exemplo, Vermelho é a cor da sorte; rosa e amarelo, da felicidade. As cores preto, branco, azul, o número quatro ou qualquer presente com quatro itens são associados a morte ou funerais. E por fim e não menos importante, a comunicação. O cumprimento comum é curvar-se. Quanto mais importante a pessoa, maior é o grau de curvatura. Entretanto o aperto de mãos também vem sendo utilizado pelos chineses atualmente. Pontualidade, hierarquia, humildade, e planejamento são requisitos fundamentais para serem respeitados conforme iniciadas as negociações com os chineses. Sobre o cartão de visita recomenda-se levá-lo com a tradução no idioma da China e a entrega deverá ser feita com as duas mãos. Os chineses costumam ser chamados primeiro pelo sobrenome, sendo assim, procure saber esta informação antes de iniciar a apresentação.
Portanto, vimos que todo o processo de negociação, história e cultura da China são necessários para o entendimento e manutenção dos acordos comerciais com as empresas brasileiras para obter resultados satisfatórios e fortalecer ainda mais a relação benéfica entre ambos os países.
Autora:
Ana Clara
Economista
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