Não é novidade que a água é extremamente benéfica para o nosso corpo, afinal de contas, maior parte do organismo humano é formada por água, cerca de 70% dos músculos é água, por exemplo. Portanto, é importante consumir uma boa quantidade de água diariamente para manter a saúde. A novidade aqui fica por conta dos benefícios, a muito tempo conhecidos pelos chineses, da água quente no nosso organismo.
Os chineses acreditam que a água quente faz bem à saúde de um modo geral, e ajuda na digestão. Por isso eles bebem água quente entre as refeições, e em jejum, pela manhã, para desintoxicar.
É claro que para nós brasileiros, beber água quente neste calor tropical nos faz suar só de pensar. Mas, há quem diga que, ao contrário do que parece, beber água quente, inclusive no verão, faz efeito contrário e refresca.
De acordo com a TCM (Medicina Tradicional Chinesa), beber um copo de água morna pela manhã e depois das refeições, ajuda o sistema digestivo por causa de sua temperatura e, supostamente, auxiliam no fluxo sanguíneo. À medida que aumenta a circulação sanguínea, ajuda a desintoxicar o corpo. Por outro lado, a água fria retarda a função dos órgãos e faz com que os músculos se contraiam.
Resumindo, para a medicina chinesa, o consumo de água morna, não agride a temperatura do corpo, proporcionando a harmonia, o equilíbrio ideal entre Yin e Yang, e em consequência o Chi também estaria em equilíbrio.
Na antiguidade, quando não se tinha tanta facilidade para esquentar a água, sempre as pessoas doentes, as grávidas e os idosos, tinham preferência para receber o líquido. Alguns chineses dizem que, além de tudo, ferver a água para consumo era uma forma de matar micróbios e bactérias.
É compreensível que esse hábito pareça estranho para nós ocidentais, no entanto é possível aderir a essa prática aos poucos e existem algumas alternativas. Para que se obtenha os benefícios aqui mencionados não é preciso beber grandes quantidades, inclusive é sempre válido lembrar que quase tudo em excesso é prejudicial. Um copo de água quente ou morna ao acordar já fará com que seu organismo trabalhe melhor. Além disso, uma forma de tornar o hábito mais agradável é ingerir durante o dia (em jejum recomenda-se água pura) água quente com limão ou com chás. Desta forma, além de aproveitar os benefícios da água quente, você também aproveita os benefícios do chá que for mais agradável ao seu paladar. O importante é manter-se sempre atento às necessidades do nosso organismo e buscar sempre mantê-lo hidratado.
Para finalizar, caso ainda não tenha sido convencido de que o consumo de água quente é mais que apenas uma herança histórica da cultura e medicina chinesa, e sim algo que pode contribuir para a saúde e o bem-estar do ser humano, eu listo aqui mais alguns benefícios além dos já explicitados anteriormente, como: perda de peso, redução de cólicas menstruais, desintoxicação do corpo, previne o envelhecimento precoce, acnes e espinhas, entre outras várias coisas que poderia passar horas citando. Portanto, acredito que você não irá se arrepender em se tornar um adepto da água quente em seu dia a dia como eu fiz.
Autor:
Rafael de Mello Luzardi
Engenheiro Mecânico.
Referências:
http://www.paginarevista.com.br/noticia/porque-os-chineses-bebem-agua-quente/5250https://www.greenme.com.br/viver/saude-e-bem-estar/66948-10-razoes-pelas-quais-voce-deveria-comecar-hoje-a-beber-agua-quente/
0 respostas em "Por que os chineses bebem água quente?"