A Xiaomi foi cofundada em 2010 pelo empreendedor em Lei Jun(agora um bilionário) além de Lei a empresa foi fundada por mais 7 parceiros (Lin Bin, Li Wanqiang, Zhou Guangping, Huang Jiangji, Hong Feng, Wang Chuan e Liu De).
A empresa iniciou suas operações com o lançamento de seu firmware baseado em Android MIUI em agosto 2010, que foi uma interface do usuário fortemente modificada e codificada que traz recursos do IOS da Apple e IU TouchWiz da Samsung, ou seja, um sistema operacional personalizado construído sobre Software do Android.
De acordo com o Wall Street Journal, a primeira remessa de 100.000 Mi1s da Xiaomi em 2011 esgotou em menos de três horas. A empresa lançou seu RedMi ainda mais econômico em 2013, permitindo aos consumidores comprar smartphones por menos de $180.
O significado da palavra ‘Xiaomi’ é ‘Millet’ e poucos relatórios mostram que também significa ‘Rice’. Lei Jun relaciona a palavra ‘Xiao’ ao conceito budista de que um único grão de arroz é tão grande quanto uma montanha, indicando a resistência da empresa.
Significado das palavras separadas
Xiao: Pequeno
Mi: Arroz
MI’ é a abreviatura de “Internet móvel”, mas Xiaomi mencionou que também pode ser lido como “Missão Impossível”, que representa todos os desafios que a empresa enfrentou até agora.
A inovação e disrupção fazem parte do DNA da empresa, ao logos dos anos a empresa investiu em menores startups para ampliar ainda mais seus serviços ligados a internet das coisas e lançaram vários produtos para tornar os lares ao redor do mundo mais inteligente. Lançou desde purificadores de ar, balança conectas ao smartphones e panelas de arroz inteligente.
No ponto de vista do vice-presidente Wag Xiang, comprar uma SMAR TV ou um smartphone será algo pouco recorrente, mas se o consumidor pensar em um robô para limpeza da casa ou um relógio inteligente, o ecossistema foi preparado para dá aos consumidores novos produtos que eles nem sabiam que existiam e que poderiam conectar ao smartphone.
A Xiaomi conquistou milhares de fãs pelo mundo e aqui no Brasil não foi diferente, conquistou o coração dos Brasileiros apaixonados por smartphones que ficaram conhecidos por trazer especificações de alto desempenho por um preço acessível, a marca chegou no Brasil oficialmente em 2015 entre altos e baixos, mas foi em 2019 que a Xiaomi conseguiu ganhar grande espaço com o foco não só em smartphones, mas também nos aparelhos inteligentes.
No Brasil além do site oficial https://www.mibrasil.com.br/lojas-oficiais, a Xiaomi percebeu a necessidade de amplificar a experiência do consumidor e hoje possui 3 espaços físicos com o atendimento especializados e exclusivo para ajudar nas escolhas do melhor produto/experiência.
Onde fica?
- Shopping Center Norte -SP
- Shopping Ibirapuera -SP
- Barra shopping -RJ
Nome: Cristiane Antunes de souza
Profissão: Especialista em Experiência do cliente
Fontes de pesquisa:
– Origem do nome: https://blog.mi.com/en/2017/07/24/to-be-a-cool-company-you-first-need-cool-engineers/
– Dados: https://www.mibrasil.com.br/sobre-a-xiaomi
– Ecossistema: https://www.facebook.com/Artificial-intelligence-938853712931059
– História: https://pt.wikipedia.org/wiki/Xiaomi
– História contatada pela empresa: https://www.xiaomitoday.com/2016/12/28/xiaomi-story/
– Abertura de loja no brasil – https://www.oficinadanet.com.br/xiaomi/28534-xiaomi-vai-inaugurar-segunda-loja-fisica-em-sao-paulo
0 respostas em "Xiaomi - O nascimento de um Unicórnio"